Compreendendo o que estava acontecendo, os colegas também ficaram em silêncio. Rute começou a choramingar: "Estamos ferrados! Por que todo mundo em nosso departamento tem conexões tão poderosas, exceto nós dois? Depois que o Dr. Branco for promovido no próximo ano, quem sabe se teremos outro sobrinho do diretor como chefe no ano seguinte? Quando será a nossa vez?"
À tarde, o Sr. Allende tinha uma cirurgia. Quando ele terminou, Ophelia foi falar com ele.
"Diretor, por que eu não passei na avaliação para promoção?"
Como esperado, ele deu uma resposta evasiva.
"Ophelia, não há dúvida sobre a sua competência, e se dependesse apenas de mim, sua promoção seria garantida. Mas a questão é que a decisão não depende somente de mim."
Sr. Allende, segurando sua caneca de café, disse majestosamente, "Este ano, o hospital tem um número limitado de vagas para promoção, e todos que foram promovidos têm mais tempo de serviço do que você. É uma questão de antiguidade, não concorda?"
"E quanto à Solange?" questionou Ophelia. "Entramos no hospital ao mesmo tempo, ela tem a mesma experiência que eu, menor capacidade profissional, menos realizações. Qual a razão dela ser promovida antes de mim?"
"Você não pode dizer isso assim", respondeu o Dr. Allende. "Solange não é pior que você. Ambos são excelentes médicos, está bem? Vocês entraram no hospital ao mesmo tempo, têm competências profissionais semelhantes, então tanto faz quem é promovido primeiro. Este ano foi a vez dela, e será a sua vez no próximo ano."
Ophelia sempre foi estável de temperamento. No departamento, ela não brigava nem competia, e mesmo quando lhe faziam pequenas maldades, ela não se importava, agindo como se nada tivesse acontecido. Sr. Allende achava que ela era fácil de manipular, como massa de modelar, mas para sua surpresa, desta vez Ophelia rebateu:
"Se não faz diferença quem é promovido primeiro, por que então não fui eu?"
Sr. Allende disse friamente: "Reflete bem sobre isso! Pode ir!"
Quando Ophelia saiu do escritório, encontrou-se com Solange.
"Você foi repreendida pelo chefe, não é?" ela disse, com os braços cruzados, satisfeita consigo mesma. "Você sempre se exibe na minha frente, mas agora eu fui promovida a médica assistente antes de você. Respeite-me quando me ver a partir de agora."
Ophelia olhou para ela calmamente, com as mãos nos bolsos do jaleco branco: "O diretor e o superintendente podem garantir sua promoção agora, mas eles podem assegurar que você se torne uma médica assistente, ou até chefe de departamento? Ter conexões é bom, mas ser médico ainda depende da capacidade. O diretor não ficará para sempre no departamento de oftalmologia, e o superintendente também vai se aposentar algum dia. Melhor você melhorar sua competência profissional. Outros podem ajudá-la temporariamente, mas não para sempre."
Solange ficou envergonhada e irritada. "Você só está com inveja de eu ter sido promovida antes de você! Sim, o Dr. Allende está me protegendo. E quanto ao diretor ser meu tio, enquanto ele for o diretor, eu vou sempre superá-la. Se você é tão boa assim, vá encontrar um protetor também!"
Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Volta! Volta!!! A Nossa Casa
Legal, eu estava lendo e gostando, mas não tinha condições pra continuar, tomara q seja uma boa leitura por aqui....