Ao mencionar isso, a expressão de Octávio tornou-se ainda mais fria.
"Eu estava presente no concurso de beleza da escola, então, mesmo que você não me contasse, eu iria verificar a identidade de Dionísia. Ao me contar, você na verdade diminuiu as minhas suspeitas sobre você."
Inicialmente, Octávio não havia pensado muito sobre isso, pois sempre acreditou que Helena, apesar de ser um tanto calculista, no fundo desejava o bem da família Pereira.
Mas, ao conectar todos esses eventos, ele lentamente percebeu que Helena era pior do que uma estranha!
Octávio fechou a mão em punho e a bateu na mesa, questionando: "Mãe está se enfraquecendo cada dia mais por causa da situação da minha irmã. Como filha adotiva, você intencionalmente impediu Amélia de se reunir conosco, deseja apenas assistir nossa mãe morrer?"
"Não! Eu nunca pensei assim. Irmão, isso realmente foi um mal-entendido, eu realmente achei que o copo quebrado era de Cristina, por isso não disse nada a vocês."
Lágrimas começaram a se acumular nos olhos de Helena, fazendo-a parecer extremamente pobre.
"Se eu soubesse que era o copo da minha irmã, mesmo que os cacos de porcelana cortassem minha mão, eu teria recolhido os pedaços e os levado para análise."
Os ombros de Helena tremiam, e as lágrimas caíam incessantemente.
Ela, que tinha um rosto tão parecido com o de Amélia, fez com que André sentisse uma certa compaixão.
André falou com voz firme: "Bem, não importa se foi intencional ou acidental, a culpa é sua. Se você não mudar e tratar mal sua irmã daqui para frente, não nos culpe por esquecermos os velhos tempos!"
"Como eu poderia tratar mal minha irmã? Se ela não gostar de mim, eu imediatamente deixarei a família Pereira."
Octávio respondeu friamente: "Então, você pode se mudar hoje mesmo."
Helena parou de chorar instantaneamente, arregalou os olhos e ficou parada no lugar.
No momento crucial, foi André quem lhe deu uma saída.
"Não diga coisas no calor do momento, a família precisa estar unida. Como irmã mais velha, daqui para frente, demonstre mais preocupação pela sua irmã e compense por todos os anos de sofrimento que Amélia passou."
"Sua mãe não está bem, ela sempre viu Helena como um substituto para Amélia, sentindo um grande afeto por ela. Contar a verdade para ela agora poderia ser demais para sua saúde aguentar. Se formos revelar, teremos que esperar até que ela esteja melhor."
As manobras de uma irmã contra a outra, em qualquer família, seriam desoladoras.
Melhor não contar essas coisas para a Sra. Pereira, dada a sua saúde frágil.
Octávio, preocupado, disse: "Mas se não expulsarmos Helena, essa fonte de problemas, minha irmã não será capaz de voltar para casa em paz."
"Isso é fácil de resolver. Helena já não é mais tão jovem, em breve encontraremos uma boa família para ela se casar, e assim concluímos nosso ciclo de pai e filha."
"Então faremos como você disse."
"Sim, vá. E fique de olho em Helena por enquanto, para que ela não cause mais problemas."
Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Virei Seus Olhos Neste Mundo Sujo
Não vai haver novos capítulos?...