Luciana Almeida observou a expressão incomum de Leonardo Gomes e, rapidamente, o amparou, fazendo-o sentar-se no velho e desgastado sofá. Com a voz carregada de preocupação, perguntou: "Leo, o que aconteceu com você?"
Leonardo Gomes parecia não ter ouvido a pergunta dela, mantinha os olhos fixos em frente, com o olhar vazio, sem focar em nenhum objeto específico. Luciana, percebendo essa resposta ausente, sentiu o coração apertar em ansiedade. Justo quando ela estava prestes a preparar uma xícara de café quente para Leonardo, ele subitamente agarrou seus ombros com uma intensidade inexplicável, e disse com um ar de urgência inesperada: "Luciana, me dê um filho. Se tivermos um filho, minha mãe finalmente poderá me perdoar!"
Luciana Almeida empalideceu subitamente, como se toda cor tivesse sido drenada de seu rosto. Seu corpo, se forçado a engravidar, seria como se estivesse desafiando a morte.
"Leonardo, o médico disse que meu corpo..."
"Você não quer ter um filho para mim?" A voz de Leonardo Gomes esfriou repentinamente, "Eu dei tanto de mim por você, e você não pode realizar esse meu desejo?"
O rosto de Luciana Almeida estava tomado pelo medo: "Leonardo, Roberta nunca permitiria que tivéssemos um filho."
"O que ela tem a ver com isso?" Leonardo Gomes franziu a sobrancelha.
Luciana Almeida disse: "Você esqueceu? Ela amaldiçoou-nos a ficarmos sozinhos até o fim, disse que não merecemos ter filhos."
Leonardo Gomes acariciou os olhos ansiosos de Luciana Almeida, sentindo pena dela: "Lucy, você foi assustada por ela. Fique tranquila, se você engravidar de mim, eu não permitirei que Roberta machuque você ou o bebê."
Imagens de um sonho assombravam Luciana Almeida: no sonho, com medo de Leonardo Gomes ser preso por laços familiares, ela o pressionava a desistir da vida de Miranda Almeida e de sua filha, levando à morte trágica de ambas.
No sonho, Roberta, após orações fervorosas de Roberto Gonçalves, recebeu a chance de renascer. Roberta, inflamada de raiva, transformou-se num demônio vingativo.
"Leonardo, tive um sonho horrível, sonhei que matamos a filha de Roberta... Roberta quase enlouqueceu, perdeu completamente a vontade de viver e escolheu o suicídio."
A mão de Leonardo Gomes começou a tremer violentamente.
"Filha?"
A menção de uma filha por Roberta e as informações reveladas por Luciana Almeida coincidiram.
Leonardo Gomes percebeu que havia esquecido algumas informações cruciais.
Ele se lembrou do Elo Perpétuo de Horas.
Correu escada acima, revirou tudo até encontrar no fundo da gaveta da penteadeira de Luciana Almeida.
Entre essas linhas, havia uma confissão escrita por Jonas Gomes.
Na confissão, Jonas Gomes expôs todas as atitudes tolas que Leonardo Gomes teve por Luciana Almeida.
Para salvar sua paixão, Luciana Almeida, Leonardo Gomes enganou Miranda Almeida para se casar com ele, aproveitando-se da situação para roubar um rim de Miranda Almeida, além de tratá-la com frieza e violência após o casamento...
Depois de pintar Leonardo Gomes como um romântico incurável, Jonas Gomes começa a limpar sua própria imagem de homem que abandonou a esposa e os filhos:
Leonardo Gomes, em seu delírio por sua paixão, não apenas prejudicou sua legítima esposa, Miranda Almeida, mas também gastou todas as economias da Sra. Gomes, usando o dinheiro generosamente para ajudar o Sr. Almeida, que estava preso por crimes.
Jonas Gomes percebeu que Leonardo Gomes era um caso perdido, por isso escolheu abandoná-lo.
Roberta folheou os comentários das pessoas abaixo, que eram quase unanimemente críticos a Leonardo Gomes, acusando-o de idolatrar a esposa e destruir sua mãe, perdendo toda a moralidade.
Roberta se sentiu aliviada, com um sorriso mal escondido em seus olhos.
Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Se a Memória me Trai com Você, Escolho a Amnésia
Estória muito boa, porém atualização q é difícil...