Ao ouvir as palavras de Elsa, Carrilho ficou constrangido, não esperava que Vinícius dissesse assim sobre Sílvio, e ficou um tempo sem saber o que fazer.
Vergueiro franziu o cenho. Sílvio era um tesoureiro de renome nacional, e isso não era algo a se questionar. Já Vinícius dizia que a habilidade de Sílvio em avaliar tesouros era medíocre, e nem Vergueiro mesmo aceitava esse comentário.
- Sr. Tavares, se você quer julgar alguém como mediano, pelo menos tem que estar em um nível muito alto. Já que você comentou sobre o Sr. Sílvio assim, acha que seu nível de avaliação de tesouros é melhor que o dele? - Vergueiro olhou para Vinícius e perguntou.
- Como pode ser superior ao Sr. Sílvio? Talvez ele seja pior do que eu. Como um cara que fiz plágio pode ter coragem de dizer uma coisa dessas? Que vergonha - disse Elsa com raiva.
Vinícius suspirou. Ele apenas disse algo casualmente como o amigo de Sílvio, porque já havia falado com Sílvio da mesma forma, e este nunca opinara. Mas ele não esperava que a reação de Elsa e Vergueiro fosse tão intensa.
Vendo que os três iam brigar, Carrilho tossiu levemente e disse:
- Não se importem, vocês dois. O Sr. Tavares está só brincando. Já que está tão animado lá dentro, vamos dar uma olhada primeiro, e não se importem mais com uma piada do Sr. Tavares.
Ao dizer isso, Carrilho empurrou Vergueiro para dentro, para que os dois realmente não brigassem com Vinícius.
Elsa olhou furiosa para Vinícius, depois se virou e entrou com Vergueiro.
Carrilho virou-se para olhar Vinícius, seguiu-o para dentro e disse a Vinícius com cuidado:
- Sr. Tavares, Sr. Sílvio é o ídolo dos alunos de história. É melhor não fazer essa piada na frente deles.
Vinícius deu de ombros e disse:
- Não estou brincando, mesmo que Sílvio estivesse na minha frente agora mesmo, ele não se atreveu a refutar.
Carrilho estava desamparado, mas não ousou continuar discutindo com Vinícius, então calou a boca para evitar que Vinícius dissesse algo mais chocante.
Depois de entrar na Loja de Tesouros Raros, eles viram várias vitrinas de exposição, e havia todos os tipos de antiguidades nos armários. Havia um pequeno cartão em torno de cada antiguidade, que apresentou a origem dessas antiguidades.
Todos se reuniram em torno dessas vitrinas, olhando para as antiguidades acima, apreciando-as cuidadosamente.
- Pessoal, estes são os tesouros do meu pai, Sr. Sílvio. Estamos tirando isso hoje para ampliar os horizontes de todos - gritou um homem de meia-idade que parecia estar na casa dos trinta.
Esse homem era filho de Sílvio, Nicolas Nogueira. Agora que Sílvio se aposentou, entregou a Loja de Tesouros Raros a Nicolas.
- Todo mundo deve saber o nível do meu pai. Poucas de suas coleções são falsificações. Mas hoje, para animar a todos, meu pai colocou pessoalmente duas falsificações nessas coleções. Segundo ele, embora esses dois itens sejam falsificados, ambos são antigos, cuja fidelidade é quase a mesma dos reais. Quem encontrar esses duas falsificações hoje pode pegar uma coleção do meu pai, não importa que o preço seja! - Nicolas continuou a gritar.
Depois que todos ouviram as palavras de Nicolas, imediatamente mostraram entusiasmo e ficaram ansiosos para tentar, como se fossem eles que pudessem encontrar duas falsificações.
- Como apenas uma coleção pode ser pega, quem descobrir primeiro será o sortudo hoje. Claro que não podemos manter vocês procurando por isso sem fim. Portanto, o tempo especificado é de uma hora. Dentro de uma hora, quem encontrar primeiro poderá pegar uma das coleções - acrescentou Nicolas.
Depois disso, começou a concorrência da busca por falsificações. Todos na Loja de Tesouros Raros observaram seriamente as antiguidades nas vitrinas, e muitos até pegaram lupas para identificar com cuidado os vestígios de produtos falsificados.
Elsa parecia ansiosa para tentar também. Ela estudou muitos materiais relacionados a antiguidades no Departamento de História e se considerava meio especialista em tesouros. Como havia uma atividade dessas aqui, claro que ela queria mostrar seus talentos.
- Professor, vamos ver se conseguimos achar essas duas falsificações - disse Elsa.
Vergueiro assentiu e caminhou até a vitrine para dar uma olhada séria, como também queria se destacar na loja de Sílvio.
Nesse momento, Elsa virou a cabeça para olhar Vinícius e disse com desdém:
- Você não acha que tem um nível alto? Agora tem a oportunidade de que você pode provar a si mesmo. Se você tiver habilidades, vá encontrar essas duas falsificações. Se não conseguir encontrá-las, você terá que se desculpar com o Mestre Sílvio na frente de todos. Você se atreve a apostar comigo?
Vinícius disse sorrindo:
- Claro. Se eu perder, peço desculpas ao Sílvio, mas se você perder?
- Se eu perder, eu... vou satisfazer um seu pedido incondicionalmente. Você pode levantar uma condição assim que eu puder atender - disse Elsa.
- Qualquer pedido? Tem certeza? - repetiu Vinícius.
Elsa assentiu, confiante e disse:
- Qualquer pedido, sim. Mas eu não acho que você possa encontrar essas duas falsificações.
Vinícius não falou mais, mas caminhou até a frente das vitrinas e ficou olhando nas antiguidades.
Elsa não hesitou mais e correu para observar com cuidado, como se estivesse competindo com Vinícius.
Depois de uns quinze minutos, Vinícius voltou das vitrines. Ele ficou ao lado, olhando para aqueles que ainda estavam procurando por falsificações.
Carrilho foi até Vinícius e disse com um sorriso:
- Sr. Tavares, as falsificações devem ser difíceis de se encontrar. Desde que seja algo que o Mestre Sílvio goste, mesmo que seja falso, definitivamente não é algo que seja fácil de descobrir. É razoável que você não consiga encontrá-las. É que você tem que mudar de atitude no futuro, e é melhor não ser tão rude com o Sr. Sílvio.
Vinícius sorriu sem dizer nada.
Ao ver que Vinícius estava procurando por apenas quinze minutos e depois foi para o lado, Elsa de repente mostrou um sorriso desdenhoso, pensando que Vinícius devia estar procurando por um tempo e não fazia ideia, então ele simplesmente desistiu.
Parecia que ele era realmente um cara hipócrita. Ele não tinha o nível alto, mas ainda se ostentava, que odioso!
Mas depois, ele teve que se desculpar com o Mestre Sílvio na frente de todos. Se recusasse, até Carrilho o desprezaria. Pensando nisso, Elsa sentiu muita alegria em seu coração.
No início, todos estavam muito animados e sentiram que definitivamente conseguiriam encontrar as duas falsificações. Então eles observaram com muito cuidado, seus olhares quase penetrando naquelas antiguidades.
Mas, com o passar do tempo, todos descobriram que não sabiam qual dessas coleções era falsa, porque cada uma delas parecia igual à verdadeira e não havia nenhuns vestígios de falsificação.
Depois de cerca de meia hora, todos começaram a franzir a testa. Até mesmo o reitor do departamento de história da Fudan University estava com uma cara de pau e não conseguia encontrar nenhuma pista.
Nem mesmo Vergueiro conseguiu encontrar nenhuma pista, como sua aluna, era ainda mais improvável que Elsa encontrasse algo diferente.
Elsa, que originalmente estava bastante confiante em seu conhecimento de antiguidades, sentiu que sua autoconfiança foi muito frustrada depois de mais de meia hora. Foi só então que ela percebeu que avaliar tesouros não era tão simples quanto ela pensava.
- De jeito nenhum. Eu observei cuidadosamente essas duas agora mesmo, e ambas são muito bem delicadas e nunca podem ser falsas.
Vinícius sorriu e disse:
- O acabamento desses dois itens é muito delicado, mas ainda há grandes falhas em alguns detalhes. A julgar pela idade, essas duas coisas deveriam vir do período do início da fundação da República, não das dinastias antigas. Existem alguns detalhes sobre eles que não pertencem a essa época, mas não é fácil para as pessoas comuns encontrá-los.
- Hmph, pare de falar bobagem. Você acha que vamos acreditar no seu discurso absurdo? Eu também olhei para os dois itens, e eles não podem ser falsos definitivamente - Elsa disse com firmeza.
- Sim e não, Nicolas nos dirá depois. Não precisa ter pressa - disse Vinícius.
Só nessa hora Elsa percebeu sua gafe, pois não gostava muito de Vinícius em seu coração, e não conseguia nem manter seu temperamento calmo original.
- Hmph, vamos esperar. Não acredito que você consiga encontrar os falsos que Sr. Sílvio escondeu lá dentro em tão pouco tempo - disse Elsa, fazendo beicinho.
Uma hora se passou logo. Olhando para a multidão carrancuda, Nicolas parecia presunçoso. Ele sabia muito bem que havia apenas um punhado de pessoas que poderiam encontrar as duas falsificações, e ninguém deveria ser capaz de encontrá-las entre os presentes.
Ele olhou para a hora, bateu palmas e disse à multidão:
- Pessoal, uma hora se passou, e parece que ninguém encontrou essas duas falsificações hoje.
Todos olharam para Nicolas, e muitos ficaram abatidos, como se tivessem perdido um tesouro valioso.
- Diga-nos rapidamente quais dois são falsos.
- Será que não existem falsificações aqui? Você está apenas nos enganando?
Nicolas riu e disse:
- Como eu poderia enganar vocês? Olhem, o pote de barro roxo no primeiro andar da vitrine é uma farsa.
Todos olharam para o pote de barro roxo. Muitas pessoas observaram o pote de barro roxo agora mesmo e não encontraram nenhuma pista.
Elsa, que esperava Nicolas revelar a resposta e perfurou a máscara hipócrita de Vinícius, ficou chocada ao ouvir as palavras de Nicolas.
Ela olhou para Vinícius incrédula. Uma das duas falsificações que ele disse agora foi justamente o bule no primeiro andar e lá não havia outros bules, exceto o pote de barro roxo.
- Ele deve estar adivinhando certo, só porque teve sorte. É impossível para ele descobrir isso, porque ele só observou por quinze minutos, como assim! - Elsa continuou se confortando em seu coração, mas seu peito não podia deixar de arfar.
Vergueiro e Carrilho também ficaram surpresos, não esperavam que Vinícius realmente escolhesse o certo.
Todos prenderam a respiração, querendo ouvir Nicolas dizer a segunda falsificação, para ver se Vinícius acertou uma por sorte.
- A segunda falsificação é a tigela de flores no terceiro andar - continuou Nicolas.
Ao ouvir as palavras de Nicolas, o corpo de Elsa congelou de repente, e seu olhar para Vinícius tornou-se desconfortável.
Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Genro Bem-sucedido
Olá quando vão liberaram mais capítulos estou aguardando faz uns 6 meses gostei muito da história...
Quando saem novos capítulos?...
Quando a saida de novos capítulos...
Quando a saida de novos capítulos?...