Ao ver Luciana Almeida cair no chão, Leonardo Gomes, sem perguntar nada, correu até Roberta e lhe deu um tapa com força.
Quando viu as imagens da câmera de monitoramento, a expressão de Leonardo Gomes ficou tão sombria quanto se tivesse engolido algo amargo. A arrogância anterior desapareceu sem deixar vestígios. Ele olhou para Luciana Almeida, perplexo...
Luciana Almeida evitou o olhar, sem coragem de encará-lo.
Roberta, irritada, repreendeu Leonardo Gomes e Luciana Almeida: "Vocês são mesmo um par de loucos."
O policial, igualmente sem palavras, criticou Leonardo Gomes: "Leonardo Gomes, você viu que foi sua esposa que armou para Roberta. Mas você, sem investigar, agrediu alguém. Agora, com a queixa de Roberta por agressão intencional, só podemos proceder de acordo com a lei e detê-lo."
Leonardo Gomes, diante de fatos incontestáveis, não teve como se defender.
Ele apenas olhou para Luciana Almeida com um misto de perplexidade e ressentimento no olhar que sempre foi de carinho e indulgência.
"Lucy, por que você fez isso?"
Luciana Almeida, assustada com o olhar frio dele, caiu de joelhos e deu a si mesma um tapa forte, chorando e dizendo: "Leonardo, me desculpe, eu te arrastei para isso."
"Eu nunca quis machucar ninguém, só queria dar a Roberta uma lição, fazê-la sentir o quanto é amargo ser injustiçado. Eu só queria que ela se arrependesse, mas tudo saiu errado."
Entendi.
A expressão fria de Leonardo Gomes suavizou um pouco.
Ele ajudou Luciana Almeida a se levantar, com um ar de resignação: "Lucy, eu não culpo você. Você só queria defender a minha honra."
Luciana Almeida, ao ser perdoada por Leonardo Gomes, respirou aliviada.
Mas Roberta ficou boquiaberta, testemunhando o que significa ser "o favorito sem medo".
Roberta não estava disposta a deixar passar a verdadeira culpada, apontando para Luciana Almeida e perguntando ao policial: "Eu também quero acusá-la."
Luciana Almeida, mais do que disposta, respondeu: "Diga, eu aceito."
Roberta disse: "Eu quero levar minha mãe."
Luciana Almeida olhou confusa: "Você seria tão generosa?"
Um brilho astuto passou pelos olhos de Roberta.
Ela simplesmente se lembrou de algo, na vida passada, a doença do Sr. Almeida estava ficando cada vez mais grave, com a progressão para um estado de insanidade mental, além de paralisia severa e completa incontinência. E, tendo sido sempre um homem de temperamento forte, mesmo confinado à cama, ele não deixou de lado sua índole temperamental.
Os cuidadores, incapazes de suportar seu temperamento difícil, começaram a pedir demissões ou licenças em sequência. Luciana Almeida, essa senhorita acostumada a não prestar cuidados a ninguém, acabou convencendo a Sra. Almeida a assumir a responsabilidade de cuidar do Sr. Almeida.
Até a morte do Sr. Almeida, a Sra. Almeida nunca abandonou esse pesado encargo.
Agora, ao levar a Sra. Almeida mais cedo, a tarefa de cuidar do Sr. Almeida cairia nas mãos de Luciana Almeida. Ela estava curiosa para saber se Luciana Almeida, essa senhorita de fino trato, desceria ao mundo real para cuidar do Sr. Almeida, a quem ela tanto amava, em suas necessidades mais básicas.
Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Se a Memória me Trai com Você, Escolho a Amnésia
Estória muito boa, porém atualização q é difícil...