Leonardo Gomes se defendeu apressadamente: "É apenas um cadeado quebrado, deixá-lo para sua irmã não faz diferença. Você sabe que a saúde dela é frágil e sua vida pode se extinguir a qualquer momento. Considere isso como um ato de bondade, atendendo ao desejo dela. Miranda Almeida, esta é a última vez que eu a ajudo. Eu imploro, por favor, seja razoável, está bem?"
Miranda Almeida o encarava sem expressão alguma—
Naquele momento, ela suspeitava profundamente que Leonardo Gomes provavelmente sabia o verdadeiro propósito do Elo Perpétuo de Horas.
Miranda Almeida fixava seu olhar nos olhos dele, dizendo pausadamente: "Leonardo Gomes, você a ama e quer dar a ela tudo de melhor que este mundo pode oferecer. Mas o que te faz pensar que eu, Miranda Almeida, iria querer um homem que tem outra mulher em seu coração?"
"Leonardo Gomes, eu te desprezo."
Leonardo Gomes tremia: "Você..."
Não conseguia completar a frase.
Miranda Almeida se virou para Roberto Gonçalves e disse: "Sr. Roberto, eu mesma pagarei minha dívida. Poderia me dar mais tempo?"
Roberto Gonçalves generosamente respondeu: "Secretária Miranda, eu sou um homem de palavra. Já que assinamos um contrato sem prazo, você pode me pagar a qualquer momento. No entanto—"
Roberto Gonçalves olhava maliciosamente para Leonardo Gomes: "Se a Secretária Miranda não conseguir quitar a dívida até sua morte, então o corpo dela será meu."
O tom provocativo irritou profundamente Leonardo Gomes.
Miranda Almeida forçava um sorriso de resignação em seus lábios, afinal, Rob era apenas uma criança. Como Leonardo Gomes poderia desejar o corpo dela?
Se em vida não lhe tratou bem, como poderia cuidar dela após a morte?
"Fique tranquilo, seja em vida ou morte, meu corpo miserável estará à sua disposição," disse Miranda Almeida.
Roberto Gonçalves estava visivelmente satisfeito: "Secretária Miranda, então está acertado. Você não pode quebrar a promessa."
Miranda Almeida respondeu: "Eu não vou."
A intensa arrogância e orgulho de Leonardo Gomes foram esmagados sob os pés de Roberto Gonçalves, fazendo-o sentir uma enorme frustração.
Quando chegou à parte que explicava o motivo do divórcio, seu coração afundou. Miranda Almeida havia escrito: "Diferenças significativas no comportamento antes e depois do casamento tornam insustentável a continuação da vida conjunta."
Leonardo Gomes tinha em sua mente uma rápida retrospectiva de todos os momentos que compartilhou com Miranda Almeida, antes e depois do casamento.
Antes de se casarem, ele tinha uma paciência considerável com ela. Afinal, ele dependia dela para fornecer um rim para Luciana Almeida, o que lhe causava um certo sentimento de culpa; assim, tratava-a com gentileza. Ele fazia questão de acompanhá-la nas refeições, até mesmo levá-la à escola, ver filmes juntos, envolver-se em atividades que considerava infantis e ridículas.
E depois do casamento?
Houve uma mudança radical em sua mentalidade. Ele sentia que, ao lhe conceder o título de Sra. Gomes e proporcionar-lhe uma vida digna, sua necessidade de cuidar dela diminuía. Por outro lado, sua preocupação com Luciana Almeida, que havia perdido, intensificava-se, temendo que ela tomasse alguma decisão precipitada, sempre estando disponível para ela.
De fato, parecia haver uma incongruência em seu comportamento antes e depois do casamento.
Refletindo sobre tudo isso, Leonardo Gomes fechou os olhos, exausto.
Ele também era humano, com seus desejos e emoções. Em busca de um rim, ele havia renunciado a um amor que estava ao seu alcance, optando por se casar com uma mulher que não amava. Ele acreditava que suas ações eram justas e não tinha do que se envergonhar.
Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Se a Memória me Trai com Você, Escolho a Amnésia
Estória muito boa, porém atualização q é difícil...