"O seu pedido de registro de ocorrência foi autorizado por mim. Eu o ajudarei a encontrá-la."
Tarcísio, que estava em um estado de ansiedade e inquietação, parou por um momento ao ouvir essa frase de Lurdes. Ele levantou a cabeça para olhá-la, encontrando Lurdes com uma postura de calma e autoridade, sua serenidade impregnada de uma rigorosa dignidade. Havia uma força nela.
Uma força que fazia as pessoas confiarem e dependerem dela involuntariamente.
Enquanto a polícia dos Estados Unidos não permitia, Lurdes aceitou o pedido dele. Assim, os procedimentos relevantes foram simplificados, e Lurdes começou a demonstrar sua competência profissional.
Lurdes perguntou a Tarcísio sobre todos os detalhes de sua convivência com Adalgisa, demonstrando grande profissionalismo. As terminologias técnicas que ela usava espontaneamente davam a Tarcísio a sensação de estar sendo interrogado em uma delegacia.
Evandro observava tudo atentamente durante todo o processo.
Lurdes parecia outra pessoa, se comportando de maneira séria e focada, interrogando Tarcísio individualmente e anotando rapidamente em seu caderno.
Após terminar, Lurdes, pensativa, perguntou a Evandro: "Você fez tantos bicos, como você encontrou esses trabalhos?"
"Procurava por conta própria, mas também tinha indicações de conhecidos."
Lurdes continuou: "Quem era esse conhecido?"
"Geraldo."
Lurdes então fechou seu caderno com um estalo e se levantou, dizendo a eles: "Vamos, vamos encontrar Geraldo."
"Você quer dizer que o bico que Adalgisa conseguiu foi por indicação do Geraldo?" Tarcísio queria ansiosamente saber a resposta.
Lurdes o olhou seriamente e disse: "Suspeitas sem qualquer evidência são apenas conjecturas. Eu apenas disse para encontrá-lo, não que foi ele quem indicou. Não tire conclusões precipitadas, nem aja impulsivamente baseado em suposições."
"Entendi." Tarcísio relaxou o punho que havia apertado, reconhecendo que quase se deixou levar pela vontade de confrontar Geraldo.
Geraldo trabalhava em um bar, fazendo turno da noite e costumava dormir lá mesmo. Quando foi acordado por Lurdes e os outros bem cedo, estava visivelmente irritado.
"Adalgisa? Sim, ela veio me perguntar sobre bicos."
"Então foi você quem a indicou!"
Tarcísio empurrou Geraldo contra a parede, furioso: "Fale logo! Que trabalho Adalgisa encontrou, onde ela foi para a entrevista!"
Lurdes informou: "Nada demais, ela apenas desapareceu por menos de 24 horas."
"Como assim, 'nada demais'? Ela desapareceu!"
Geraldo arregalou os olhos e correu para usar o telefone fixo do bar para ligar para Jesse, mas a notícia que receberam deixou todos profundamente desapontados, Jesse também não tinha sido apresentado à Adalgisa!
Geraldo ficou furioso e ordenou que Jesse viesse imediatamente ao bar.
Lurdes perguntou-lhe alguns detalhes, como quando Adalgisa o procurou e qual era a expressão de Adalgisa naquele momento?
Embora Jesse não soubesse quem era Lurdes, ele era uma pessoa de boa índole e honestidade, e respondeu com seriedade.
As palavras dele não ofereciam nenhuma pista, Tarcísio ficou cada vez mais desapontado, mas Lurdes ainda perguntou pacientemente: "Quando Adalgisa foi falar com você, onde foi isso?"
"Foi na loja mesmo." A família de Jesse tinha uma pequena loja, e ele geralmente ajudava no caixa.
Quando Adalgisa veio falar com ele, a loja estava com poucos clientes, então ele foi atendendo os clientes lentamente enquanto conversava com ela.
Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Salvar Meu Amado Viajando no Tempo