Renascimento para Reivindicar: Uma Jornada de Amor e Poder romance Capítulo 496

"Valéria Rocha, não pergunte."

A tez de Benedito Dias estava pálida como papel, agora ainda mais marcada pela extenuação: "Mesmo que você saiba, não mudará nada. Não seria melhor viver sua vida calmamente?"

"Eu sou a herdeira da Família Rocha, morreram os meus pais, tenho o direito de saber tudo!"

Perante a insistência de Valéria Rocha, Benedito Dias foi obrigado a apoiar-se na borda da mesa, mal sustentando seu corpo na cadeira de rodas, e disse: "Eu posso contar-lhe sobre as questões das quatro grandes famílias, mas eu não sei quem matou seus pais, isso é verdade. Eu investiguei por tanto tempo e ainda assim não sei quem matou o tio Guilherme e a tia Letícia."

Os olhos de Benedito Dias não pareciam mentir. Valéria Rocha silenciou por um momento e então falou: "Esses conflitos e tramas das quatro grandes famílias de outrora, você sabe de tudo?"

"Os favores e as rixas, as verdadeiras e falsas alegações de então, eu sei aproximadamente. Não é difícil deduzir que a Família Castro detém o poder militar, tendo a palavra final, enquanto a Família Dias possui a rede de espionagem mais forte. Comandados pelo velho Sr. Rocha, na sua época, a Família Rocha também tinha uma reputação imponente, quase como estrategistas militares, e a origem da Família Goulart começou como subordinados da Família Castro; com bastante patrimônio, também tinham as melhores relações entre si, tornando-se, assim, uma das quatro grandes famílias."

Valéria Rocha escutava atentamente. Realmente, ela já havia ouvido Luiz Rocha falar sobre o brilho da geração do velho Sr. Rocha, como a Família Rocha conseguiu se estabelecer no Rio de Janeiro e criar um negócio tão grande, graças à estratégia e liderança do velho Sr. Rocha.

"A Família Castro, a Família Dias, a Família Rocha e a Família Goulart, as quatro formaram uma força dominante no Rio de Janeiro. E havia rumores de que as quatro famílias, para conseguirem dominar o Rio de Janeiro em um ou dois anos, possuíam tesouros deixados pelo regime autoritário da época, uma riqueza que poderia competir com a de nações inteiras. Com opulência financeira para amparar, naturalmente podiam dominar uma região."

"Pablo Nascimento cobiça o suposto tesouro do Rio de Janeiro, mas por que procurar a família Novaes? Os Novaes também eram parte das grandes famílias daquele tempo?" indagou ela.

Benedito Dias falou de maneira indiferente: "Eles ainda não são dignos."

Valéria Rocha também achava que era assim. Se a família Novaes realmente fizesse parte das grandes famílias, não teriam tratado Sílvio Barros como um gato vê um rato.

"Os Novaes, de fato, também têm sua história de centenas de anos, contemporâneos das grandes famílias, e sobreviveram naquela época construindo seu patrimônio. Também foram habilidosos, mas não fazem parte das quatro grandes famílias. São mais como um braço confiável que saiu para formar sua própria casa sob as asas da Família Goulart."

Histórico de leitura

No history.

Comentários

Os comentários dos leitores sobre o romance: Renascimento para Reivindicar: Uma Jornada de Amor e Poder