A minha mãe se aproximou com um sorriso doce, e notei que ela estava segurando uma caixinha embrulhada para presente. Que tipo de presente ela poderia estar dando a essa hora?
“Penelope, sei que você tem se sentido deprimida ultimamente. Ouvi dizer que você também tem comido menos do que o normal, o que não é bom para você. Anna tem sido atenciosa, sabia? Ela foi ao leilão e comprou dois jogos de louça de porcelana fina.”
“Leve isso embora. Não preciso disso. Não quero nada dela.” A avó tinha uma aparência fria.
“Penelope, dê só uma olhada”, a minha mãe insistiu, tirando o conjunto de porcelana da caixa. Era um lindo conjunto de louça azul e branco, simples e elegante, com uma base branca e delicados desenhos florais azuis.
Mas o que me chamou a atenção não foram as flores ou os pássaros, mas as palavras escritas na língua Auntari.
“O que é isso?”, a avó perguntou.
“Esta é a razão pela qual este conjunto é valioso”, a minha mãe disse animadamente. “Ele foi criado por dois mestres de diferentes áreas.”
“Áreas diferentes?” A avó estreitou os olhos, desconfiada.
“Sim”, a minha mãe continuou. “A cerâmica foi feita por um renomado artista, mas as inscrições nas peças foram copiadas por um famoso calígrafo. Essas louças são infundidas com poder divino.”
À menção de divino, a expressão da avó mudou um pouco. “Sério?”
“Claro. Anna sabe que você tem se dedicado à sua prática espiritual, e ela passou por muita coisa para adquirir este conjunto feito à mão por dois dos melhores artesãos — as pessoas têm clamado por eles. Anna pagou um preço alto. Quando você usar este conjunto para fazer as suas refeições, definitivamente terá uma vida mais longa.”
A avó olhou para o conjunto por um momento. “Então deixe aqui.” Ela sempre foi religiosa — quase ao ponto da obsessão.
Consegui entender, no entanto. Quanto mais alta a posição, mais se teme a morte. Ela tinha tudo — comida, riqueza, respeito — mas, depois da morte do avô, a sombra da morte pairou sobre ela, deixando uma cicatriz psicológica.
A ciência e a medicina só conseguiram aliviar a sua doença por um tempo, então ela se voltou para a fé, orando por uma maneira de prolongar a sua vida. As pessoas em nosso país geralmente estão mais dispostas a acreditar em questões espirituais do que a ignorá-las.
Vovó olhou feio para a minha mãe. “Você ainda não vai embora?”
Que mãe atenciosa! Mesmo antes do casamento de Anna ser arranjado, ela já estava planejando o seu dote. Queria perguntar ‘e eu não sou sua filha?’.
O presente de casamento dos Boltons incluía uma mansão no valor de 30 milhões, um carro de luxo e presentes em dinheiro, totalizando mais de 100 milhões. Isso era generoso da parte dos Boltons. Eles garantiriam que não encontrássemos falhas em seu arranjo.
Mas e quanto à minha própria família? Antes do meu casamento, a minha mãe usou os problemas financeiros da empresa como desculpa para reduzir o meu dote de 8,88 milhões para 880.000. Uma loja em um local privilegiado que valia 10 milhões foi trocada por uma lojinha afastada nos subúrbios que valia apenas um milhão. O meu dote havia sido cortado significativamente. Àquela altura, eu já havia desistido de Luke. Com a morte do meu filho, não me importava mais com essas coisas. Afinal, nenhum dinheiro poderia trazer o meu filho de volta. Embora eu soubesse que, há meio ano, a minha família havia feito fortuna com vários projetos, eles estavam longe de ter falta de dinheiro. A minha mãe só queria guardar tudo para Anna, que estava de olho em um conjunto de joias que valia mais de 80 milhões, e a minha mãe, sem me consultar, usou o meu dote para comprá-lo para ela. Quando as joias chegaram, vi a minha mãe colocá-las em Anna, com os olhos cheios de amor maternal.
“A minha Anna merece as melhores coisas do mundo”, ela disse. Estava claro que o meu lugar como filha era insignificante. Ela havia drenado o meu dote e agora estava atrás das ações da vovó.
Vovó ficou furiosa. “Pegue as suas coisas inúteis e saia! Você acha que eu não sei o que você e o seu marido estão fazendo? Nesta casa, só eu realmente me importo com Chloe. Tudo o que me resta é para ela. Ninguém mais vai ganhar nada! Saia!” Ela estava tossindo tanto que comecei a ficar preocupada. Estendi a mão para confortá-la, mas a minha mão apenas a atravessou. A minha mãe apareceu à porta.
Vi Anna esperando do lado de fora, resmungando para si mesma. As duas murmuravam e reclamavam uma com a outra. Anna tentou consolar a minha mãe. “Mãe, não fique chateada. São apenas ações. Se eu não quiser, elas podem ir para Chloe”. Mas, quando ela disse isso, vi a malícia nos olhos de Anna, e um sentimento inquietante tomou conta de mim. Foi ela quem escreveu as palavras Auntari na tigela de porcelana!
Corri para a tigela na sala e, com certeza, fui sugada para a luz. Era exatamente o mesmo de antes. Isso significava que esta tigela continha as minhas cinzas! Aquela coisa distorcida mandou as minhas cinzas para a vovó!
Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Casamento de Arrependimentos e Revelações
Meu Deus quando eles vão ser feliz...
Não terá mais atualização??...